Loading...
Disable Preloader

Boletim Informativo

Ações que movem o mundo

a ACSSUS visitou frutos e parceiros de seus projetos socioambientais no Município de Parintins. Pela manhã acompanhada do professor Dr.Ivamilton Araújo especialista em holericultura , a Presidente esteve na Vila Amazônia e a tarde no Parananema 1. Visita ao canteiro de produção no P.A da Vila Amazônia, antiga Unidade Demonstrativa de Produção de Hortalicas - UDPH ( Sr. Jorge Castro) Manhã de 10:00h as 12:00h N.B feitos contatos com inúmeras lideranças que participaram dos cursos de Hortas Sustentáveis Comunitárias, promovido pela Acssus. 2. Visita ao Sr Alírio produtor que atua como agente multiplicador, junto aos alunos de Agro do Ifam, foi treinado e capacitado no curso de Hortaliças Hurbanas promovido em parceria Acssus e Ifam. De 12:00h as 17:00h N.B foram feitos contatos com técnicos do Ifam e produtores que aproveitam resultados de resíduos sólidos do matadouro de bovinos e da lixeira pública municipal. Em compostagem.

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

A Associação Cidadania e Sustentabilidade – ACSSUS, desempenha no município de Parintins, desde 2022 o Projeto “Rede do Bem, Acolher Faz Bem”, projeto esse que tem o objetivo de realizar Abordagem Social, busca ativa e identificação de indivíduos e famílias que utilizam espaços público como forma de moradia no município de Parintins.  Esse Projeto Rede do Bem Acolher Faz Bem, foi iniciado através de Emenda Parlamentar Federal, destinada a ACSSUS, pelo Senador Omar Aziz para a execução do referido projeto no município. Em agosto de 2023, o Projeto “Rede do Bem, Acolher Faz Bem”, continuou sua execução no município, desta vez, sendo executado por meio de Edital da Secretaria de Estado e Assistência Social- SEAS e Associação Cidadania e Sustentabilidade. Ao longo desse mais de um ano de execução, o Projeto “Rede do Bem, Acolher Faz Bem”, conseguiu alcançar mais de 150 (cento e cinquenta) pessoas em situação de rua, mendicância ou exploração do trabalho infantil. Desta forma, a Acssus segue deixando sua marca no município de Parintins, como a pioneira no serviço de Abordagem Social.

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

Nesta segunda-feira (31/08), foi realizada a emocionante formatura do Curso de Empreendedorismo do Projeto “Elas Empreendem”, que beneficiou aproximadamente 100 mulheres tanto na zona urbana quanto na rural de Parintins. O projeto, realizado pela Associação, Cidadania Social e Sustentabilidade, teve duração de 6 meses, se destacou por proporcionar protagonismo, capacitação socioemocional, conhecimento sobre direitos e cidadania, entre outros temas essenciais. Um verdadeiro sucesso de impacto social positivo. O evento contou com a participação de diversas autoridades, incluindo a Deputada Estadual Alessandra Campêlo, responsável pela emenda parlamentar que resultou no projeto. “Fiz questão de começar a semana na Ilha Tupinambarana para prestigiar a formatura dessas mulheres incríveis e dar um abraço em todas elas. Obrigada pela parceria, Izabel Porto”, declarou a Deputada Alessandra Campêlo. Ela enfatizou que uma de suas missões como parlamentar é trabalhar pelo fortalecimento da independência financeira feminina, proporcionando às mulheres a liberdade de escolher seu próprio destino.“Somos só gratidão! Agradecemos a presença ilustre também do Secretário Executivo da SEAS, Anderson Souza, que trouxe o abraço carinhoso do Governador Wilson Lima e da Secretária de Estado Kely Patricia, e nos trouxe a boa notícia de que a Acssus, pelo seu compromisso sério com o social, agora faz parte do Grupo de OSCS de Fomentos da Secretaria SEAS. Agradecemos a presença da Vereadora Vanessa Gonçalves querida e parceira da Comitiva da Deputada Alessandra e Assessoria do Secretário Anderson, dos parceiros da Sociedade Civil Marcos Moura, Greicy e Gesualda Rodrigues Cunha, que fazem parte da Rede Gerando Falcões conosco. Agradecemos também a presença da Coordenadora de Monitoramento da SEAS Luana Paulain Lascas. Enfim, gratidão a Prefeitura Municipal na pessoa do Prefeito Bi Garcia através das suas secretarias, especialmente a querida Zeila Cardoso, sempre parceiros em nossos projetos. Gratidão a Rádio Clube de Parintins na pessoa do radialista Glauber Gonçalves. Por último, gratidão sempre ao nosso time de Colaboradores Falcões da Acssus que organizaram o Evento conosco.”, expressou Izabel.O Projeto “Elas Empreendem” abrangeu temas fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes, abordando áreas como administração, educação, finanças e marketing. Além disso, as mulheres tiveram a oportunidade de se especializar na arte da saboaria artesanal e no artesanato de biojoias. Durante o curso, 30 mulheres deram um passo importante ao se tornarem Microempreendedoras Individuais (MEI). A formatura foi uma mostra poderosa do trabalho conjunto em prol do desenvolvimento e do empoderamento feminino em Parintins.

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

VEM AI ! O II ENCONTRO DE MULHERES INDÍGENAS, RIBEIRINHAS E QUILOMBOLAS. TEMA: "MULHERES ORIGINÁRIAS: REFLORESTANDO MENTES PARA A CURA DA TERRA" NO DIA 26/05.O ENCONTRO SERÁ PRESENCIAL NO MUNICÍPIO DE PARINTINS, BAIXO-AMAZONAS. O DIA INTEIRO DE DIÁLOGOS, REFLEXÕES E CONSTRUÇÕES. DIA: 26/05 LOCAL : AUDITORIO DO CETI EM PARINTINS. HORÁRIO: 7:00 ÀS 12:00 E 13:30 ÀS 18:00.
Clique aqui para participar

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

No dia 28 de Abril foi realizada na comunidade do Pascoal Alágio uma ação de distribuição de mudas vegetais, adubos e sementes como encerramento da semana de atividades comemorativas dos 12 anos da ACSSUS. Nesta ação os comunitários também aprenderam técnicas de cultivo e de geração de renda com a produção de hortaliças. Foram distribuídos mais de 100 mudas entre frutíferas, florestais, hortaliças e ornamentais, além de adubos e sementes.
Fonte: globoplay, clique aqui!

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

Associação Cidadania Social e Sustentabilidade -ACSSUS acssus.org , que atende mais de 1.000 pessoas no Estado do Amazonas em situação de vulnerabilidade social com sede no Município de Parintins, e para fins de podermos firmar parceria e colaboração em nossos projetos sociais, tendo em vista que já somos parceiros por meio de um projeto realizado “Educomunicação”com grande êxito (referência José Ribamar Ribeiro dos Santos Neto), solicitamos para o momento doação de absorventes para serem destinados a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, para esse chamamento da Comunidade ocorrerá o Evento “Corra como uma Mulher” que acontecerá no dia 12/03 (domingo) a partir das 7h onde sensibilizamos a todos da Comunidade para pedido de doações que se estenderá por todo o mês de março e aproveitamos o ensejo para pedir também caso seja possível, doações de chocolates para a Festa de Páscoa de nossas crianças que será em abril. A ACSSUS atende cerca de 300 crianças em oficinas socioeducativas,100 mulheres em Projetos de Empreendedorismo, 50 jovens no Projeto Jovens Falcões, 1.120 famílias Projeto Vale Gás( Parintins, Barreirinha e Nhamundá), entre outros. Sem mais para o momento, na certeza de sermos atendidos, agradecemos, destacamos o grande valor da empresa para o Amazonas e enviamos nossos votos de estima e consideração.

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

Fruto de uma emenda parlamentar do senador Omar Aziz (PSD), por meio do fundo municipal da secretaria de assistência social, o projeto “Rede do bem acolher faz bem” realizou neste domingo de natal (25), na sede da Igreja de Lourdes, uma culminância para pessoas e familiares em situação de vulnerabilidade social. Com mais de 100 pessoas alcançadas pela iniciativa, incluindo pessoas em situação de rua e com vício em álcool e outras drogas, a Associação Cidadania Social e Sustentabilidade – ACSSUS, realizadora do projeto, destaca que pretende seguir com a assistência no ano de 2023.
Fonte: ASSESSORIA ACSSUS, clique aqui!

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

A Associação Cidadania, Social e Sustentabilidade (Acssus) realizou na noite deste sábado (17) a culminância das atividades da Casa das Artes onde acontece cursos gratuitos para crianças e jovens. Além disso, houve a entrega de vale-gás da segunda etapa do benefício para famílias em situação de vulnerabilidade social. O vale-gás é fruto do projeto “Juntos por quem mais precisa”, uma parceria da Acssus com a Rede Gerando Falcões. A culminância aconteceu no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com apresentação dos alunos de balé, percussão, informática, violão e desenho. “A culminância é o momento ápice porque por meio dela nós conseguimos mostrar para a comunidade, para as famílias o talento que foi descoberto durante esse ano”, destacou a pedagoga da instituição Bruna Prata. Uma das alunas que se apresentou foi Maysa Moutinho, de 13 anos, do curso de informática. Ela participou do coral e coral em Libras. “Me apresentar foi uma experiência boa, só fiquei nervosa um pouquinho”, falou. Vilma Moutinho, mãe de Maysa, enfatiza que já vê resultados do aprendizado que sua filha tem na Acssus, tanto que ela lhe ajuda em casa quando tem dificuldades de usar o computador. “Isso é muito bom. Eu não condições de pagar um curso para ela e como a Acssus tem esses projetos foi uma benção que chegou”, disse. A matrícula de novos alunos nos cursos promovidos pela Acssus acontecerá em fevereiro e as pessoas interessadas podem se dirigir à instituição. Gilson Almeida | Radar
radarnewsamazonas@gmail.com
Fonte: RADAR NEWS AMAZONAS, clique aqui!

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

A Associação Cidadania Social e Sustentabilidade - ACSSUS, entregou na tarde de ontem (15), na Av. Nações Unidas, mais uma carga de vale-gás, essa é a terceira entrega feita este ano para as famílias contempladas no projeto “Juntos por quem mais precisa”. Na ocasião a presidente da instituição Izabel Porto, falou da importância de estar realizando esse trabalho, bem como enfatizou a parceria que o projeto tem com figuras públicas do cenário político do estado. “Somos gratos aos nossos parceiros por contribuir para essa causa, nós da ACSSUS estamos firmes e felizes com as ajudas que são bem vinda para a instituição. Pretendemos manter isso e alcançar mais pessoas com essas parcerias”, disse a presidente. Antes da entrega dos vouchers, Izabel prestou uma singela homenagem aos parceiros do projeto. Comendas de honra ao mérito foram entregues aos parceiros. Foram homenageados: Omar Aziz (PSD), senador do Estados do Amazonas; Saullo Viana (UB), deputado estadual eleito deputado federal; Alessandra Campelo (MDB), deputada estadual reeleita; e, Alex Garcia, vereador de Parintins. Marcos Moura, presidente o Instituto Ajuri, representou a deputada e recebeu a honraria por ela. Uma mensagem de compromisso com a instituição foi enviada por Alessandra Campelo, apoiadora de projetos voltado para mulheres. Alex Garcia, vereador atuante de Parintins, em mensagem firmou seu compromisso com a associação. O Deputado, Saullo Viana, que também é padrinho da instituição é um dos parlamentares que mais destinou emendas para causas sociais, beneficiando a instituição. O senador Omar Aziz, também contribuiu com as causas socias da ACSSUS por meio de emenda parlamentar voltada para atender pessoas em vulnerabilidade social, a exemplo de pessoas em situação de rua e dependentes químicos. A dona de casa Adailena Carvalho que mora com mais duas famílias na mesma residência, relata a dificuldade em preparar as refeições no fogão a lenha, devido à alta no valor do gás de cozinha. “Lá em casa somos três famílias e essa ajuda passa a ser muito importante, pois quando o gás acabava lá em casa, a gente ia pra lenha, mas agora com essa ajuda, a gente se sente grato”, disse. A presidente Izabel Porto finaliza o encontro enfatizando a importância dos projetos desenvolvidos pela ACSSUS e agrade as parcerias. “A Acssus chega ao final de 2022 firmando importantes compromissos para futuros projetos destinados às ações sociais e com a certeza que poderá, com seus parceiros e apoiadores, mudar a realidade de muitas famílias”.
Fonte: Assessoria Acssus, clique aqui!

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

Está sendo realizado entre os dias 11 e 12 de novembro, sob Coordenação Estadual da ACALANTO, o IV ENCONTRO NACIONAL das Academias de Letras, Ciências e Artes do Brasil e da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes, na Universidade Federal Norte do Tocantins UNFT -Cidade de Araguaína, Estado de Tocantins. A parintinense Izabel Porto, presidente da Associação Cidadania Social e Sustentabilidade – ACCUS, sediada em Parintins, foi convidada para fazer parte do encontro ministrando uma oficina intitulada “Captação de recursos na Amazônia”. Além da oficina, Izabel Porto recebeu a Comenda Ativista da Cultura Nacional “Homenagem à Semana de Arte Moderna”, honraria destinada a condecorar artistas, poetas, escritores, músicos, acadêmicos, dançarinos, educadores, jornalistas, personalidades e instituições que se destaquem pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da cultura, como forma de reconhecimento de suas contribuições em prol da cultura nacional. À frente de vários projetos sociais em Parintins, por meio da ACSSUS, Izabel Porto destaca a felicidade de ser convidada a receber essa homenagem. “Por toda a minha vida me dediquei à educação, a cultura, ao social e hoje estar aqui podendo passar esse conhecimento sobre captação de recursos em projetos na Amazônia, me faz entender a importância de sempre persistir com esses trabalhos”, disse Izabel. Atualmente a ACSSUS é a instituição que mais contribui com causas sociais no Baixo Amazonas, de acordo com o ranking da Rede Gerando Falcões, que destaca a associação em quarto lugar a nível Nacional, categoria Impactos Sociais.
Fonte aqui!

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

A Associação, Cidadania, Social e Sustentabilidade (Acssus) realizou na manhã desta quarta-feira (26) uma exposição cultural na Praça da Liberdade. No evento houve apresentação dos alunos de balé, desenho, informática, violão e percussão. A pedagoga da Acssus, Bruna Prata, destaca que o objetivo do evento “é mostrar o que foi desenvolvido no decorrer do ano na instituição, mostrar o talento de nossos alunos na qual oferecemos diversos cursos gratuitos como violão, balé, informática, desenho e percussão. Então os alunos vieram apresentar um pouco do que eles aprenderam no decorrer do ano aqui nesse espaço arborizado mostrar que é possível aprendermos e ensinarmos em um espaço diferenciado”. A aluna de violão Ana Vitória Jacaúna, de 10 anos, adora fazer o curso e para ela tocar em um espaço arborizado foi uma novidade. “Primeiro eu fiz aula de balé e depois fui para o violão e gostei de tocar. Estou gostando de me apresentar aqui na praça porque também estou ensinando outras colegas que não conhecia a tocar violão”, disse. A Acssus oferece atualmente cursos gratuitos para cerca de 300 crianças.
Fonte aqui!

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

Recebemos em nossa Instituição ACSSUS a visita técnica da SEAS - GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS para monitoramento do fomento N°019/2022, recursos provenientes da emenda parlamentar do Deputado SAULO VIANA no valor de R$ 200.000,00 para a Instituição ACSSUS para o projeto "O SOCIAL E A CULTURA DE MÃOS DADAS COM A COMUNIDADE II" para custeio e pagamento dos colaboradores. Essa é mais uma iniciativa da ACSSUS - ASSOCIAÇÃO CIDADANIA SOCIAL E SUSTENTABILIDADE para atuar na proteção social básica, oferecer oficinas de balé, informática, desenho, violão, entre outras oficinas para criancas, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, ajudando e contribuindo no fortalecimento da rede sócio assistencial do Município de Parintins, o projeto terá a duração de seis meses.

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

Noite memorável em Manaus, formatura do projeto #PraFrente do Curso de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, realizado pela Gerando Falcões em parceria com a Fundação Mapfre, com o apoio estratégico da ONG Grupo Anjos da tia Stellinha e executado pela organização Associação Cidadania Social e Sustentabilidade - ACSSUS. Onde o Instituto Mulheres em Superação na Amazônia - IMES Teve 29 mulheres que foram contempladas entre município de Parintins e Manaus desse lindo projeto Nacional em parceria com a ACSSUS que veio para o Estado do Amazonas impactar vidas de Varias Mulheres no estado em alguns municípios e comunidades ribeirinhas que depois que passaram por essa experiência de quase 4 meses no projeto #PraFrente, suas histórias de Vida não são mais as mesmas, pois hoje elas aprenderam que Podem Ser o Que Elas Quiserem SER. O Sentimento se define em Gratidão e só juntos como rede de apoio, iremos transformar e impactar a sociedade civil que mais precisam ser assistidas. JUNTAS SEMPRE SEREMOS MAIS FORTES 💪
#TamoJunto
#ImesManaus #ImesParintins
#PraFrente
#Acssus
#InstImacriart
#GerandoFalcões
#FundaciónMAPFRE
#AnjosdaTiaStellinha
#ShoppingManausViaNorte

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

Entregamos ao Estado do Amazonas mulheres preparadas, mulheres que recuperam sua auto estima, mulheres que retomam suas esperanças em dias melhores, que agora tem uma perspectiva do futuro.
Gratidão a rede Gerando Falcões, Fundación MAPFRE, ONG Anjos da tia Stelinha. Gratidão as cabeleireiras, esteticistas, acadêmicos da Fametro e Senac, manicureiras, que numa força tarefa tornaram nossa mulheres mais belas do que ja são. Mulheres que nunca sequer entraram num salão de beleza. Gratidão porque Deus nos permitiu sobreviver a esta pandemia e podermos celebrar a formatura dessas mulheres maravilhosas. Ainda teremos a formatura das mulheres de Manaus. Gratidão a equipe de tutoras e colaboradores. Gratidão também a Secretaria de Assistência Social do Estado do Amazonas, Governo do Amazonas. Mulheres empoderadas e que vão empoderar outras mulheres.

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

A Associação Cidadania Social e Sustentabilidade (ACSSUS), prestigiou na tarde desta terça-feira ,19 de abril a apresentação etno cultural da Associação Indígena da etnia Sateré Mawé em comemoração ao dia dos povos indígenas. O evento aconteceu na quadra da Escola Municipal Irmã Cristine. Segundo o representante do grupo Satere Mawé, Anselmo Sateré, a “ACSSUS é a Instituição que efetivamente vem apoiando as causas indígenas em Parintins. “Precisamos fortalecer cada vez mais nosso movimento, a gente precisa desse olhar carinhoso, somos indígenas que existimos através das nossas resistências”,disse Anselmo Saterê A ACSSUS é uma entidade sem fins lucrativos, voltada para as causas sociais,culturais e apoia fortalecer a resistência indígena em Parintins valorizando a Identidade Cultural, manter viva a linguagem e preservar a Natureza e o Ser humano de eventuais catástrofes que já vem acontecendo como a pandemia, as destruições pelas águas das chuvas, entre outras. fonte Aqui!

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

A Associação Cidadania Social e Sustentabilidade (ACSSUS), deu início as entregas de cestas básicas às famílias que foram afetadas pelas fortes chuvas em Parintins. As entregas iniciaram no domingo de Páscoa, 17 de abril. Segundo a coordenação de Assistência Social da ACSSUS, cerca de 300 familias serão beneficiada com alimentos, medicamentos, material de higiene e limpeza. O Projeto emergencial "Tamo Junto: Ninguém fica pra trás" é uma iniciativa da REDE GERANDO FALCÕES em parceria com a ACSSUS. É destinada para atender familias em situação de vulnerabilidade social após o ocorrido na cidade. fonte Aqui!

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

A Associação Cidadania Social e Sustentabilidade (ACSSUS) realizará um encontro com as mulheres do projeto #PraFrente, que ocorrerá neste sábado (16), às 10:00 hrs, na Biblioteca Municipal Tonzinho Saunier, localizada na Avenida Nações Unidas, Centro, ao lado da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth). O encontro terá como pauta o empreendedorismo e o empoderamento feminino, uma forma de motivar as mulheres a empreender. Com o impacto econômico que a pandemia da Covid-19 causou a Fundación Mapfre e a ONG Gerando Falcões, em parceria com a ACSSUS e com a ONG Grupo Anjos da Tia Stellinha trabalham juntos neste projeto que visa incentivar o empreendedorismo feminino nas periferias. Assessoria de Comunicação da ACSSUS. fonte Aqui!

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

Momento de muito aprendizado proporcionado pelos nossos convidados. É preciso discutir constantemente temáticas que nos levam a refletir que é preciso continuar lutando por transformação. Avante! Assista a mesa redonda https://www.youtube.com/watch?v=HYtd0nJl-Nw

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

Tags:Eco, Water, Air, Environment

Parintins (AM) – A primeira dama do município de Parintins, Mayra Dias, e a secretária de assistência social, Zeila Cardoso, participaram na tarde desta sexta-feira (14/05) da entrega de 500 cartões patrocinados pelo Google, que atenderão famílias carentes da Ilha Tupinambarana. São tickets alimentação no valor de R$ 150 benefício com a duração de 5 meses. A ação é organizada pela Associação Cidadania, Social e Sustentabilidade (ACSSUS). A entrega aconteceu no auditório do Centro do Idoso Pastor Lessa e faz parte da campanha “Corona no Paredão” da rede “Gerando Falcões”. Izabel Porto explica que o benefício atende famílias da zonas urbana e rural. “Fomos contemplados com 500 cartões patrocinados pela Google que dou R$ 5 milhões para as famílias do norte e nordeste. O que dá direito a um cartão no valor de R$ 750, dividido em 5 parcelas de R$ 150, numa parceria com a vale ticket alimentação”, pondera. Zeila Cardoso representou o prefeito Bi Garcia na solenidade. Ela lembrou que mais de 15 mil pessoas estão em situação de vulnerabilidade no município e que ações como da Acssus contribuirão durante pelo menos 5 meses com as famílias. “Qualquer pessoa que traga algo de melhor para o nosso povo merece nosso carinho, nosso respeito e nosso compromisso. É preciso esperançar. Hoje vocês podem estar nessas condições, passando por momento de perda, tribulação, desespero, ansiedade e incerteza, mas que a nossa fé possa se multiplicar”, discursou. Ao entregar os cartões para as famílias carentes, Mayra Dias parabenizou a ação da ONG e afirmou que essas parcerias ajudam o município no combate à fome e tentam amenizar o sofrimento de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Ela elogiou a associação pelo trabalho. “Parabéns pela iniciativa desse projeto maravilhoso. Tem muitas famílias em situação de vulnerabilidade e as vezes a gente não consegue atender todo mundo. E são essas parcerias com entidades que tem a sensibilidade de ajudar que são importantes, pois contribuem com o trabalho que já é realizado pelo município e quando a gente vê ações acontecendo e mais ajuda chegando a gente fica muito feliz”, disse a primeira dama. O projeto cesta básica digital pretende beneficiar os demais municípios do Baixo Amazonas. Outros 200 cartões no valor de R$ 600 foram conquistados. Esses cartões serão divididos em duas parcelas de R$ 300 reais que serão entregues em breve.

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

Para chegar em Vila Amazônia são aproximadamente 20 minutos de embarcação. É aqui na Gleba, na zona rural de Parintins, que funciona o projeto “Semeando a Sustentabilidade”, da ACSSUS, com patrocínio e apoio do Banco da Amazônia. O objetivo geral do projeto é tornar o assentamento mais humano, inclusivo, resiliente e sustentável, por meio da prática de alimentos saudáveis em quintais e áreas ociosas cedidas para esse fim. O projeto está na primeira fase e nesta etapa beneficia 20 famílias. Antes “de colocar a mão na massa” os agricultores receberam as primeiras oficinas, onde foram abordados os temas de segurança alimentar, agricultura sustentável, agricultura orgânica, alimentação e saúde, entre outros. Eles também receberam diferentes espécies de sementes (de hortaliças e frutas) para o plantio. O projeto também almeja motivar o empoderamento feminino e prioriza famílias lideradas por mulheres. As famílias recebem acompanhamento técnico do desenvolvimento das culturas até a colheita. A equipe de técnicos da ACSSUS se desloca três dias na semana para a Vila Amazônia, para fazer o devido acompanhamento dos integrantes do projeto. Um dos resultados que a coordenação do “Semeando a Sustentabilidade na Vila Amazonia’ espera – é que a ação seja modelo de manutenção de sistema agroflorestais e da conservação da biodiversidade em áreas de assentamento, como o da Gleba, e a promoção de autosufiência financeira e de gestão para os beneficiários do projeto.

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

Em Parintins-AM (município distante 369 km de Manaus), cerca de 100 famílias da zona urbana e da Gleba de Vila Amazônia (na zona rural), em situação de vulnerabilidade social, receberam cestas básicas e kits de higiene, por meio de um projeto de combate a Covid 19, realizado pela Associação Cidadania Social e Sustentabilidade (ACSSUS), com patrocínio do Itaú Social. A família da dona de casa Brenda Shirley Cardoso, que mora na ocupação Castanhal, na zona sul da cidade, foi uma das beneficiadas. “Estamos muito felizes pela doação dos alimentos, veio no momento certo, principalmente neste período de pandemia, onde as coisas estão mais dificies. Estamos muito agradecidos pelo gesto de solidariedade da ACSSUS”, relatou Brenda Shirley. A ACSSUS é uma Instituição sem fins lucrativos , que atua desde 2012 e tem um trabalho consolidado e reconhecido na área Social. dentro da sua missão – investe na educação, arte,cultura,cidadania e meio ambiente, atendendo crianças,adolescentes e jovens, bem como suas respectivas famílias,por meio de projetos,ações socioeducativas e socioambientais. “Devido a Pandemia algumas atividades presenciais estão suspensas,porém na Vila Amazônia o projeto de Sustentabilidade estão em plena atividade,obedecendo todo o protocolo de saúde a prevenção do Coronavírus,além da distribuição das cestas,marmitas e outros”, informou a presidente da ACSSUS, Izabel Porto. De acordo com a pedagoga da instituição, Bruna Prata, que esteve na ação solidária da Associação na ocupação Castanhal, na divisa com o bairro União, a ajuda veio providencialmente para essas Famílias, onde a fome é constante nessa Comunidade. “Na pandemia a situação financeira das famílias ficaram mais difíceis, a cidade de Parintins foi uma das mais afetadas pela contaminação”, declarou Bruna. Cada Família receberá (além dessa) mais duas cestas nos meses de outubro e novembro.

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

Tags:Eco, Water, Air, Environment

A Associação Cidadania Social e Sustentabilidade (ACSSUS), continua atuando nesse período de pandemia do novo coronavírus, em prol as famílias em situação de vulnerabilidade social, em Parintins. A ACSSUS criou o grupo de costureiras voluntárias ‘Mãos Que Doam’, que confecciona máscaras e toucas tanto para as famílias necessitadas, como também para o Hospital Padre Colombo, e grupo de vigias da cidade. Além de cestas de alimentos não-perecíveis e verduras, a Associação também fez a distribuição de bananas e Jerimuns, doados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasth) e produtores rurais. Quem quiser ajudar as ações sociais da ACSSUS, pode entrar em contato por meio dos números: 92 99214-2962 ou 99448-1402

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

Tags:Eco, Water, Air, Environment

A nossa instituição suspendeu as atividades de oficinas, cursos profissionalizantes, etc, obedecendo assim as orientações da OMS, Governo do Estado e Governo Municipal. Funcionando minimamente. Apesar das dificuldades financeiras que sabemos que todas as OSCs do Brasil estão enfrentando neste momento de pandemia, é fundamental proteger a nossa saúde e a saúde de todos os nossos usuários. #fiqueemcasa #fiqueemcasaporvocê #fiqueemcasaportodosnós

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment

Tags:Eco, Water, Air, Environment

ACSSUS Associação Cidadania Social e Sustentabilidade de Parintins foi representando a Região Norte juntamente com a Instituição Casa do Rio de Careiro da Várzea, Espaço Cultural - Nossa Biblioteca e IPEA Instituto Paraense de Educação e Arte. O Encontro marca o apoio de Formação, Capacitação e Monitoramento da Fundação Itaú Social a essas Instituições e outras selecionadas entre todas as Regiões Brasileiras. Nesta foto da esquerda para a direita Izabel Porto (Am), Aleksandro (Am), Raimundo (Pa), Minéia (Pa), Marilei (Pa)

Compartilhe:

Tags:Eco, Water, Air, Environment